29.5.04


TRAMPIN'- Patti Smith

Desde que me entendo por gente que entende um pouco de música, ouço falar em Patti Smith e seu clássico álbum "Horses". Sempre me pareceu uma daquelas artistas que os críticos adoram exaltar, porém praticamente desconhecida do grande público. Mas, por curiosidade, coloquei minhas mãos em uma cópia deste álbum há alguns anos atrás para nunca mais me desgrudar dela e perceber que os críticos nem sempre tem opiniões obscuras. Gravado em 1975, é uma espécie de embrião do movimento punk na América do Norte, ainda que com uma grande diferença : Patti Smith, além de entender bastante de música, é uma senhora poetisa e neste álbum nos presenteou com algumas das melhores letras do cancioneiro popular norte-americano. A partir daí, entendi o porquê de ela ser comparada frequentemente com Bob Dylan, Neil Young e Bruce Springsteen.

Dito isto, saltamos nada mais nada menos do que 29 anos no tempo e chegamos a "Trampin'", seu mais recente trabalho. Se não fosse por nada mais, ele seria festejado por ser um belo trabalho de alguém que neste tempo todo de carreira lançou "apenas" 9 discos. Mas a coisa não fica por aí. Aos 57 anos, Patti Smith mantém intactas como poucos a habilidade de escrever letras maravilhosas e esporrar acordes barulhentos de uma guitarras, contando com o auxílio precioso de uma verdadeira lenda viva do assunto : Lenny Kaye. As duas faixas-épicas do álbum, "Gandhi" e "Radio Baghdad" são os dois melhores exemplos disto, mas o petardo sonoro também é composto de baladas, como as lindas "Trespasses" e "Cartwheels". Em outras, como "My Blakean Years", a influência da sonoridade neilyounguiana fica ainda mais explícita.

Além disto tudo, o belo projeto gráfico faz com que "Trampin'" seja um trabalho comparável aos melhores momentos de sua autora. Pode não ser melhor que "Horses" ou ainda conter uma canção de forte apelo pop como a clássica "Because The Night", mas o álbum é um dos bons lançamentos de um ainda fraco 2004 e que cresce a cada audição, especialmente se degustado no clima certo. Experimente ouvi-lo num dia frio e chuvoso como o de hoje e saberás do que estou falando.
Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?