7.4.04


A GHOST IS BORN - Wilco

Curioso. No momento em que ouvia atentamente a este disco desta que é uma das mais respeitadas e criativas bandas norte-americanas, me deparei com uma notícia aqui mesmo na internet, que dizia que Jeff Tweedy - vocalista, guitarrista, mentor e principal compositor do Wilco - se internou em uma clínica de reabilitação para se tratar de uma dependência química de analgésicos. Ao que parece, Tweedy é atormentado por frequentes dores de cabeça e vive à base dos chamados painkillers.

Me voltei então para a audição atenta deste "A Ghost Is Born", mais recente trabalho da banda, tentando descobrir em que ponto dele Tweedy tenta exorcisar este seus demônios, se é que podemos defini-los desta forma. Não são poucas as histórias em que músicos utilizam os acordes que saem de suas guitarras, baixos, teclados e baterias como uma fuga para algo que os atormenta. Pensando melhor, a música sempre foi e sempre será o instrumento perfeito para isto. Que melhor remédio pode existir do que o prazer de se fazer ( ou ouvir ) boa música ?

Fiquei imaginando o que estaria passando pela cabeça de Jeff Tweedy ao compor e executar os dois épicos-de-mais-de-dez-minutos deste álbum ( "Spiders" e "Less Than You Think" ). É possível que ali ele tenha encontrado uma maneira de aliviar sua dor, mesmo que ela não estivesse presente no momento fisicamente, mas intrinsecamente ligada ao seu processo de existência no universo pop. Como a matéria não dizia há quanto tempo Tweedy luta contra isto, imaginei também que as dores devem ter começado em algum momento antes do processo de criação e gravação de sua obra-prima, o álbum "Yankee Hotel Foxtrot" ( 2002 ) - um álbum mais atormentado do que todo o trabalho anterior da banda junto.

Também não são poucas as histórias que dizem que os grandes gênios da música criaram suas melhores obras sob o efeito de drogas, remédios ou coisas parecidas. Se isto é verdade, é perfeitamente entendível que "Yankee.." e "A Ghost..." sejam bastante parecidos. Posso imaginar perfeitamente a imagem de Tweedy cantando sob o efeito de remédios, enquanto sua atormentada e doída cabeça ( mente ? ) pensa em como finalizar a próxima canção. Somente quem já passou por este processo pode entender isto.

Como eu nunca passei, pode ser que eu esteja redondamente enganado em tudo isto que escrevi acima, com exceção da parte onde disse que "A Ghost Is Born" é uma obra-prima. E se por um acaso você não tiver lido isto aí acima, saiba que foi por puro deslize.
Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?